Cursos para Crianças e Adolescentes

 

Várias vezes por ano são realizados em Portugal cursos especialmente organizados para crianças e adolescentes. Durante o curso os estudantes aprendem a técnica de meditação Anapana, que é o primeiro passo para a prática de Vipassana. Anapana é uma palavra antiga que significa consciência da respiração. A técnica de Anapana requer o treino da mente para observar a respiração natural, tal como entra e tal como sai. O exercício é fácil de aprender, objectivo e científico.

Se desejar obter mais informação sobre os cursos de crianças e adolescentes, ou inscrever uma criança, por favor escreva para o email [email protected]. Irá receber informações sobre os horários, como proceder à inscrição e sobre a organização dos cursos.

 

Calendário dos próximos cursos de Crianças. 

Página internacional dos cursos de crianças em português:

www.children.dhamma.org/pt-br/index.shtml

 

A Meditação Anapana

A observação da respiração natural é um objecto ideal para a meditação, porque está sempre disponível e não é sectário. Não existem ritos ou rituais implicados na prática de Anapana. Pode ser praticada com êxito por pessoas de qualquer condição.

 O objectivo do curso é que os jovens tenham a oportunidade de experimentar os benefícios da meditação. A prática regular de Anapana traz muitos benefícios, incluindo

- Melhoria da concentração e memória

- Mais atenção e mente mais alerta

- Mais autoconfiança

- Maior capacidade para trabalhar e estudar

- Maior boa-vontade para com os outros

 Para além disso, Anapana ajuda as crianças a compreender-se melhor a si próprias e a forma como as suas mentes funcionam. Ganham mestria sobre os seus impulsos e acções e desenvolvem a força interior que as ajuda a escolher acções correctas e apropriadas em vez de acções incorrectas e prejudiciais. Dá-lhes uma ferramenta para lidar com a agitação e os medos, as ansiedades e as pressões da infância e adolescência.

 

A estrutura do Curso

O curso terá início pelas 9h e terminará pelas 17h.

As crianças aderem a uma conduta moral durante o período do curso para providenciar uma base sólida para a sua meditação. Escutam gravações das instruções e pequenos discursos dados pelo professor, S. N. Goenka. O dia consiste em sessões de meia hora de meditação intercaladas com actividades físicas e criativas.

Um professor de Cursos para Crianças conduz as sessões de meditação e dá orientação individual ou explicações quando necessário. Os outros ajudantes do curso estão disponíveis para acompanhar as crianças, tomar conta das suas necessidades materiais e organizar as actividades.

 

Financiamento dos Cursos

Segundo a tradição de Vipassana, todos os cursos são organizados apenas com base em doações. Todas as despesas são suportadas por doações daqueles que, após ter completado um curso e experimentado os benefícios da meditação por si próprios, desejam oferecer a outros a mesma oportunidade. Com este espírito, as crianças e os pais podem fazer uma doação no final do curso se desejarem.

 

                        O Filme: “Tempo para Respirar”

“Tempo para Respirar" é um filme de 14 minutos sobre um curso de Anapana para crianças de idade escolar no Dhamma Dipa, o centro de Vipassana em Herefordshire. Com as suas palavras, as crianças de 8 a 11 anos dizem como se divertem no centro e como desfrutam e beneficiam da meditação.

Pais e professores também comentam os benefícios evidentes que as crianças obtêm tanto em casa como na escola.

Narrado pelo professor de meditação responsável pelo centro, que também é um professor de uma escola local, o filme oferece uma visão informativa do decorrer do curso e da teoria por detrás da prática.

“Tempo para Respirar” é uma linda introdução aos cursos de crianças para quem estiver interessado em organizar um curso ou queira enviar as suas crianças ou alunos para um curso. Também é apropriado para crianças a partir dos 8 anos.

Encontra o filme para ver ou fazer download no lado superior direito desta página.